"Tradição" vem de uma palavra que significa "passar adiante". Sempre que a fé é passada de uma pessoa para outra, a tradição está em ação. Uma mensagem na igreja, um livro lido, em casa, notas de rodapé usadas como auxilio na leitura bíblica, partilhar fé com um amigo - tudo isso é tradição em ação. Atradição também pode acontecer sem palavras. O estilo de vida do cristão é um maio de transmitir sua fé.
- A TRADIÇÃO E A BÍBLIA:
Bem no início da igreja, antes que o Novo Testamento fosse compilado, a mensagem cristã era transmitida apenas por tradição. Mas no devido tempo as Escrituras cristã foram coligadas e chamadas de "Novo Testamento", o que suscritaria a questão: como elas se relacionam com a tradição? Nos primeiros séculos foi simplismente aceito que o Novo Testamento e a tradição que veio dos apóstolos estavam em perfeita concordância. De modo geral isso era verdade.
Contudo, na Idade Média, surgiu a prática de usar a tradição como maio de justificar crenças que não se encontravam na bíblia - a respeito da Virgem Maria, por exemplo. Isso provocou uma forte reação dos reformadores - na verdade um dos ensinamento principais da Reforma era que toda a tradição devia ser testada pela Bíblia. Eles estavam longe de desprezar a tradição; pelo contrário, tinham grande consideração pelos pais da igreja primitiva e pelos credos da igreja. Mas todas essas autoridades, ainda que fossem respeitáveis, tinham de ser avaliadas pelo padrão da palavra de Deus contido na Bíblia. A igreja Católica Romana, por outra lado, continuou mantendo a autoridade das tradições que ela proclamava ter recebido dos apóstolos. Mas a maioria dessas tradições supostamente apostólicas era manifestadamente posterior na origem, e na prática as tradições somente eram aceitas se concordassem com as crenças católicas romanas.
Isso resultou na tendência, nos debates da Reforma e depois, de pensar nas "tradições" como um grupo de crenças e preticas específicas além do que a Bíblia ensina. Entretanto, nos anos recentes tem havido um retorno, tanto por parte dos protestantes como dos católicos romanos, ao conceito abrangente da tradição como fé cristã completa passada de uma geração para outra.
- PODEMOS PASSAR SEM A TRADIÇÃO:
É impossível para qualquer grupo, por mais informal que seja, existir por um período de tempo sem a tradição; tampouco isso seria aconselhável. O apóstolo Paulo instituiu Timóteo a ensinar e a transmitir a fé cristã que lhe fora entregue. A fé cristã normalmente passa de pessoa a pessoa, sendo transmitida, em outras palavras, pela tradição. Grande parte de nossa compreensão da fé chega até nós dessa maneira.
Como já se disse muito acertadamente, a atitude cristã para com a tradição é resumida no quinto mandamento: honra a teu pai e tua mãe. A tradição é a fé cristã passada a nós por nossos antepassados espirituais. Eles merecem o nosso respeito e honra. Desprezá-los e imaginar que podemos começar tudo de novo como se eles nunca tivessem existido e arrogância e tolice. Mas honrar os pais nem sempre é obedecer-lhes. Ouvimos humilde e respeitosamnete a voz da tradição, mas estamos sujeitos apenas à palavra de Deus. Há momentos que devemos dizer à tradição: "Devemos obedecer a Deus e não aos homens".
Nenhum comentário:
Postar um comentário