Powered By Blogger

Funadamentos da Teolgia Cristã

Cristianismo é fé em Jesus Cristo. Em cada geração, desde o tempo de jesus, as pessoas têm fudamentado suas vidas em convicções a respeito dele, milhares de pessoaas de todos os continentes são motivadas pela mesma fé.
Mas que fé é essa? Em que os cristãos crêem? A fé cristã é uma estrutura perfeita, para ser vista como um todo. Suas crenças dependem umas das outras. Ninguém vive sem crenças. Todos cremos em alguma coisa, temos algum ponto de vista a respeito do significado da vida. E nossas crenças nos afetam profudamente; aliás, somos aquilo em que cremos. Assim, "doutrina" e crença não cabem só a teóricos e especialistas. Nossa compreensão do cristianismo e nossa reação para com ele será a questão mais crucial de toda a nossa vida. Por isso, estudar determinada doutrina sem conhecer todo o padrão pode apresentar o perigo da distorção, focalizar Jesus Cristo diretamente: quem ele era e o que ensinava, é o ponto de partida de muitas pessoas; são atraídas por Jesus e querem segui-lo. Com uma vida nova, nova cominidade e esperança restaurada.

POR ONDE COMEÇAMOS?

Temos pelo menos cinco ponto de partida possíveis para o nosso estudo a respeito da fé cristã. O ponto específico que escolheremos para começar vai depender daquilo em que já cremos ou do modo pelo qual consideramos qualquer tipo de crença religiosa.
Se começamos co o ponto de vista cristão, significa considerar as crenças mais básica a respeito de Deus, da humanidade e do universo, uma vez que elas fornecem a estrutura dentro da qual todas as outras crenças cristãs precisam ser compreendidas.
Se começamos com a história de Jesus, enfrentamos face a face a pessoa que os cristãos crêem ser tanto homem como Deus.
Se começamos pela Bíblia, estamos olhando para a fonte da qual derivam todas as crenças cristãs e para a autoridade final que determina o que o cristão crê.
Se começamos com os credos das igrejas, estamos lidando com breves declarações que enfrentaram a prova do tempo. Elas resumem as crenças essenciais de todos os cristãos, tanto do passado como do presente.
Se começamos com a razão, precisamos decidir que papel vai desempenhar na crença cristã.