"Revelação" significa o que Deus revelou; refere-se a Deus apresentando verdades que de outro modo não seriam conhecidas. A razão é o processo de alcançar conclusões lógicas de fatos e declarações que todos podem ver que são verdadeiros.
Revelação e razão são mutuamente excludente? De vez em quando as pessoas pensam assim. Às vezes, a diferença é utilizada contra a fé cristã, como quando as pessoas dizem: "Uma vez que a razão dá um fundamento adequado para viver, por que precisamos da fé?". Outras vezes, entretanto, são feitas tentativas para provar a existência de Deus apenas por meio da razão.
O notável exemplo disso é o Argumento Ontológico, pela primeira vez apresentado por Anselmo (1033-1109), que procura demonstrar a existência de Deus a partir da idéia de Deus. Deus é definido como o maior ser concebível. Tal ser deve existir, pois, se não existisse, não seria o maior ser concebível.
No pensamento tomístico, que segue Tomás de Aquino (1225-1274), a razão não recebe rédeas tão soltas, mas certa distância ainda fica preservada entre a razão e a revelação. Podemos chegar a certas verdades a respeito de Deus, como sua existência, quando utilizamos nossa razão para refletir no que vemos ser as causas naturais no mundo. Se não houvesse uma Primeira Causa, todo o curso de causa e efeito jamais começaria. Outras verdades, como doutrina da Trindade e o mistério da encarnação, não poderiam ser conhecidas se não fosse pela revelação.
Na teologia reformada, a revelação e a razão são às vezes nitidamente colocadas uma contra a outra. Isso serve para resguardar a verdade de que apenas conhecemos a Deus quando ele resolve revelar-se, contra todos os esforços humanos da filosofia e das religiões do mundo de fazer Deus à imagem da humanidade. Apenas Deus pode revelar Deus. Conhecimento de Deus é um dom do próprio Deus que não está à nossa disposição. E a nossa razão não é tão independente como às vezes pensamos. Na realidade ela somente é capaz de operar com fatos e idéias que vieram de fora.
Quando os cristãos afirmam conhecer a Deus mediante revelação, a razão não fica de maneira nenhuma anulada, pois sem razão não poderíamos discernir o que Deus está dizendo. Sem razão não poderíamos identificar nem interpretar nada. A fé precisa da razão. Caso contrário, jamais reconheceríamos aquilo em que cremos e em quem cremos. Até mesmo os que defendem as experiências espirituais ou carismáticas utilizam a razão para interpretar, para eles mesmo e para os outros, o que essas experiências significam. Os cristãos crêem que Deus é a fonte da razão, pois ele mesmo é supremamente racional. Com isso não queremos dizer que possa ser descoberto por meio de puro raciocínio, trabalhando nossas crenças simplesmente sobre o fundamento das idéias. Quando muito, tal raciocínio seria puramente abstrato e especulativo. Mas os cristãos crêem que nossa capacidade de raciocínio é um dom de Deus que tem o devido uso em todas as áreas da vida - mesmo em nosso conhecimento de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário